quarta-feira, 9 de junho de 2010

Olheiras

Há muitas causas para as olheiras como a falta de sono, deficiência de vitamina k, hereditariedade e machucados.

Hereditariedade
Assim como as varizes, olheiras geralmente têm características herdadas. Se você tem olheiras, então há boas chances que outros na sua família também tenham. A pele abaixo dos olhos é muito fina. Quando o sangue passa pelas veias maiores perto da superfície da pele pode produzir uma cor azulada. Quanto mais transparente for a sua pele -- também uma característica hereditária -- mais escura será a aparência das olheiras.

Exposição ao sol
Até em pessoas de pele mais escuras, a exposição ao sol, especialmente durante o Verão, pode causar um nível acima do normal de pigmentação (melanina) abaixo dos olhos. As pessoas ficam bronzeadas porque a exposição ao sol aumenta a pigmentação natural da pele. O mesmo princípio se aplica à pele abaixo dos olhos.

Alergias, asma e eczema
Qualquer condição que cause coceira nos olhos pode contribuir para as olheiras devido ao esfregar da pele. Algumas alergias a alimentos também podem causar o aparecimento de olheiras.

Remédios
Qualquer remédio que cause a dilatação das veias pode causar olheiras. Uma vez que a pele abaixo dos olhos é muito delicada, a elevação no fluxo sangüíneo pode ficar aparente.

Falta de nutrientes
A falta de nutrientes na dieta, ou a falta de uma dieta balanceada, pode contribuir para a descoloração da área sob os olhos.

Fadiga
A falta de sono ou fadiga excessiva pode causar palidez da pele, o que permite que o sangue sob ela torne-se visível e fique com aparência azul ou escura.

Gravidez e menstruação
A pele também pode ficar mais pálida durante a gravidez e menstruação devido à falta de ferro, o que mais uma vez permite que as veias sob os olhos fiquem mais visíveis.

Idade
Se você tem propensão a ter olheiras, à medida que envelhece elas provavelmente ficarão mais visíveis e permanentes. Excesso de camadas de pele sob os olhos também farão as olheiras mais pronunciadas.

Ou seja: olheiras tem várias causas e poucas ou nenhuma solução. Na verdade as soluções são paleativas, amenizam mas não resolvem.
Usar corretivos, cremes com vitamina C e K, compressa de água gelada, lazer, acupuntura, ajudam a disfarçar.

2 comentários:

  1. Oi amiga, eu sofro desse mal há anos... E não sei mais o que fazer para escondê-las, usava um corretivo da Natura da linha Natura única que era maravilhoso mas saiu de linha e estou à procura de algum outro que seja tão bom conto, mas já experimentei inúmeros e nada deu certo...Se durmo mal tenho olheiras, se durmo bem tb ... Se estou triste tenho olheiras, se estou feliz tb ... rsrsrsrs!!! Sempre essas malditas olheiras ....

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu agora uso um corretivo da MAC maravilhoso!
    não resolve, mas esconde bem.

    bjo

    ResponderExcluir