quinta-feira, 24 de junho de 2010

Toque Terapêutico

Se tem um assunto que gosto e estudar é esse Toque Terapêutico. Quem nunca recebeu uma massagem não vai saber sobre o que estou falando. Mas aquele que alguma vez já recebeu, sabe.

Fazer e receber massagens também significa tocar terapêuticamente.

Atualmente existem várias modalidades de massagem ou toque terapêutico, existem as estéticas e as terapêuticas.

O toque como algo terapêutico pertence ao povo oriental, povo sábio eu diria.

Tocar terapeuticamente significa "curar com as mãos" ou transmitir boas energias para alguém que esta doente.

O Toque Terapêutico foi concebido no início da década de 70 por Dolores Krieger, Ph.D., R.N., membro da Divisão de Enfermagem da New York University.

Esta técnica tem-se revelado um excelente meio não invasivo, utilizado por profissionais de saúde como complemento da terapia ou tratamento utilizado nos doentes. O TT é uma forma de tratamento complementar que acompanha outros procedimentos, ajudando na evolução do bem-estar e da sua forma de estar perante a doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde de Washington, com base em cerca de trinta teses de doutorado, foi atribuído ao Toque Terapêutico a comprovação da sua eficácia como terapia alternativa.

Os longos anos de pesquisa e experiência clínica demonstraram que o TT:
- Promove o relaxamento;
- Diminui a ansiedade;
- Altera a percepção que o doente tem em relação à dor;
- Facilita os processos de reestruturação naturais do corpo.

Quando eu ainda era estudante de enfermagem, aprendi o Reike e fui ser voluntária no Hospital Boldrine de Campinas, este é um hospital especializado principalmente em crianças com câncer. Vivi lá uma das maiores e melhores experiências das minha vida. Durante a aplicação de Reike as crianças relaxavam ou dormiam, quando terminava eu sempre perguntava como estavam se sentindo e a maioria delas dizia que a dor havia diminuído ou passado por completo e que em alguns momentos da aplicação sentiam como se estivem andando em nuvens. Era mágico, saber que minha energia passava para elas através das minhas mãos. Eu saia do hospital bastante cansada, mas muito realizada. Era só tomar um bom banho e andar descalça que minha energia estava reposta e pronta para um outro dia.

Um comentário: