sexta-feira, 16 de julho de 2010

CABELOS: A MOLDURA DO ROSTO.

Cabelo é a moldura do rosto, certo? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na nossa aparência. E ter cabelos bonitos e saudáveis não ocorre ao acaso, é preciso ter cuidados diários para tratar e, principalmente, prevenir os danos aos cabelos.

Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele.
Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.

DICAS PARA O CUIDADO DIÁRIO.

• Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.... E troque de marca com frequencia.

• Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

• Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

• Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

• Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

• Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.

• Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.

• A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

• Corte seus cabelos uma vez a cada três meses, no mínimo. Cortar o cabelo periodicamente contribui para retirar as pontas queimadas e duplas, dá corte ao cabelo e, conseqüentemente, dá uma aparência de cabelo bem tratado.

• De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.

• Faça hidratação periódica no seu cabelo. Todo cabelo precisa de uma hidratação periódica que varia de cabelo para cabelo, mesmo aquele cabelo que não possui nenhum tipo de química (tintura/alisamento/luzes). E se possui alguma química, a hidratação deve ser feita em um período mais freqüente.

• Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.

Fontes:
 http://www.boasaude.uol.com.br/
http://www.mulher.palpitedigital.com.br/

7 comentários:

  1. Oi Cris, agora eu tb estou seguindo seu blog.
    Adoro o que vc escreve, continue postando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Everton,
    obrigada por ser meu seguidor e ler meus pots, escrevo para divertir e informar amigos e os novos amigos que vem fazendo através desse blog.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Aninha,
    amo suas madeixas vermnelhas...seus cabelos são super bem cuidados, tenho certeza de que você tb tem cuidados básicos!

    ResponderExcluir
  4. Nussa... mt bom teu blog. Gostei e tô seguindo...
    Segue o meu se puder: http://segredosdiigarota.blogspot.com/

    kisses*

    ResponderExcluir
  5. Oba, mas seguidor(a). obrigada pela visita. Certamente vou seguir seu blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ola estou seguindo o seu Blog achei muito lindo .. segue o meu se puder
    http://wanessawaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir