sexta-feira, 30 de julho de 2010

SINCRONISMO MENSTRUAL

Desde os tempos de colégio que percebo uma coisa engraçada, quando uma das meninas ficava menstruada, todas as outras inclusive eu também ficávamos.
O tempo passou e na faculdade eu também percebi que esse fenômeno continuava acontecendo.
Hoje, trabalho em um ambiente onde mais de 60% são mulheres. No time de trabalho em que faço parte a coincidência também acontece entre eu e uma amiga com que tenho bastante proximidade. Ficamos menstruadas sempre no mesmo período com variação de um ou dois dias. E agora com uma amiga do MBA também esta acontecendo, sincronismo total.
Assim como, quando uma novata chega ao grupo, ou ela consegue desregular todas ou então após uns 4 messes de convívio entra no ciclo.
Intrigada pelo assunto, resolvi fazer uma pesquisa no amado google, encontrei vários artigos e textos que falam sobre os sincronismos menstrual de meninas e mulheres que convivem juntas e que tem proximidade ou algum grau de amizade e intimidade.
Quase todos os artigos que li, relatam que a primeira pessoa a falar sobre o assunto foi Martha McClintock em 1971que publicou seu artigo na NATURE, Por esse motivo, a sincronização menstrual também é conhecida como o Efeito McClintock. E após o assunto se tornou objeto de estudo e foco de grandes discussões cientifica ou não.
Alguns artigos estudaram pares de mulheres que trabalhavam juntas por pelo menos um ano, em um escritório pequeno e que não tivessem contato com outras pessoas durante seu tempo de trabalho. Elas responderam questionários sobre o dia de início de sua menstruação e o nível de amizade entre elas.
Muito embora os autores cheguem à conclusão de que a sincronização está provada, há um grande viés no seu método. Para se considerar a existência de sincronização os autores utilizam o chamado índice de sincronia que mede a diferença entre o tempo entre os inícios das menstruações das duas mulheres e ¼ do tempo médio entre duas menstruações das duas mulheres, considerando qualquer valor negativo como sincronia. Assim, eu considero que há uma tendência à sincronização menstrual em mulheres que convivem demais, até por causa de outros artigos encontrados em minha pesquisa, mas a sincronização real ainda não foi comprovada.
Sei que ainda faltam estudos científicos que comprovem o tal sincronismo, mas eu afirmo (mesmo que empiricamente) que no meu caso sempre acontece o sincronismo.

E com você como é?!

Fonte:

3 comentários:

  1. Pois é Cris.
    Falei sobre isso com você essa semana... Síndrome não sei do que...o ruim é que ficamos insanasna mesma época!!!!

    ResponderExcluir
  2. O sincronismo existe sim !!!!!!! Eu tb defendo e com a convivência ficamos todas de TPM ao mesmo tempo. Acredito que seja para que a descarga de insanidade que vem com a TPM assole o grupo inteiro de amigas de uma só vez porque do contrário sofreriamos várias TPMs no mês já que querendo ou não vivenciamos a TPM da amiga como se fosse a nossa quando a convivência é muito próxima.

    ResponderExcluir
  3. vcs nao usam roupa branca mesntruada?
    beijosss

    ResponderExcluir