sexta-feira, 11 de junho de 2010

Leucócitos - Leucopenia

Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células do sistema imunológico que defendem o organismo contra materiais exteriores e doenças infecciosas.
Existem vários tipos diferentes de leucócitos, mas todos são produzidos e derivam de um célula na medula óssea chamada de células tronco hematopoiética. Leucócitos são encontrados por todo o corpo, incluindo sangue e sistema linfático.
A quantidade de leucócitos no sangue é geralmente um indicador de doença. Em condições como leucemia a quantidade de leucócitos é maior do que o normal, e em leucopenia a quantidade é muito menor.
A leucopenia é uma diminuição na quantidade de leucócitos circulantes no sangue. A principal função dos leucócitos é combater infecções, então a diminuição da sua quantidade na leucopenia pode colocar a pessoa sob risco mais elevado de doenças infecciosas.
A quantidade diminuída de leucócitos podem estar associada a quimioterapia, radioterapia, leucemia quando as células malignas sobrecarregam a medula óssea, mielofibrose e anemia aplástica. Adicionalmente, muitos medicamentos comuns podem causar leucopenia. Outras causas para o número reduzido de leucócitos incluem gripe, tifo, malária, AIDS, tuberculose, dengue, lúpus eritematoso sistêmico, aumento do baço, deficiência de folato, sepse e ornitose. Existem ainda muitas outras causas possíveis como deficiência de certos minerais como cobre e zinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário