quinta-feira, 17 de junho de 2010

Síndrome de Peter Pan

Você já ouviu falar em Síndrome de Peter Pan? vou elucidar o significado desta síndrome aqui.


A Síndrome de Peter Pan foi aceita em psicologia desde a publicação de um livro escrito em 1983 The Peter Pan Síndrome: Men Who Have Never Grown Up ou "síndrome do homem que nunca cresce", escrito pelo Dr. Dan Kiley.

No entanto não há evidências de que esta síndrome seja uma doença psicológica real, e por isso não está referenciada nos manuais de transtornos mentais.
Esta síndrome caracteriza-se por determinados comportamentos imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais. Segundo Kiley, o indivíduo tende a apresentar rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência e negação ao envelhecimento.

A síndrome não é descrita como uma doença ou alteração mental e nem deveria mesmo.
Você já parou para pensar o quanto é difícil de libertar da vida de criança? Se tornar adulto requer novos e muitas vezes dolorosos comportamentos. Ser adulto significa ter um monte de responsabilidades, cumprir agenda, compromissos, pagar contas, trabalhar, se manter......um monte coisas chatas, que só adultos fazem e que quando você é criança nem percebe que acontece ou percebe quando sente saudades do pai e da mãe por que eles estão no trabalho.
Confesso que tenho certa dificuldade as vezes em aceitar essa vida adulta, nossas muitas vezes eu queria mesmo era ter parado no tempo e não ter saído da infância. Mas a vida não nos permite escolher e se você quer chegar em algum lugar neste mundo, deve sim ser um adulto responsável e que cumpri todos os seus compromissos com honra.
Conselho: Nunca deixe que a criança que você foi um dia cresça em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário