quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alimentação Funcional


Assunto da moda:
Alimentos Funcionais, agora é assim, médicos, nutricionistas, enfermeiros, dentistas, leigos,....todo mundo vive falando das tais dietas funcionais, alimentos funcionais, então, resolvi dar uma ajuda e escrever um pouco sobre o assunto.

Espero que goste e use a seu favor, mas não ficando alucinado com o tema, muito menos deixando de comer alimentos que lhe dão prazer e muitas vezes te remetem a lugares e situações de felicidade e boas lembranças.

Alimento funcional: benefício extra à saúde

É consenso de que saúde e boa alimentação caminham juntas. Há alguns anos, um novo conceito de nutrição vem ganhando adeptos: é a chamada Alimentação Funcional.

Esse conceito foi introduzido primeiramente no Japão, na década de 80, é baseado no cardápio individualizado, leva em conta a saúde, estilo de vida, sexo e as necessidades de cada pessoa para definir o que faz bem ou mal àquele indivíduo.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde".

Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.

Antes de definir o cardápio, vale consultar um nutricionista para que as escolhas e porções sejam bem feitas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.

Confira na tabela abaixo alimentos que têm seus benefícios comprovados cientificamente e devem fazer parte da dieta diária. Conheça também um cardápio funcional balanceado.

Parceiros da boa alimentação: Alimentos Benefício Quantidade
Soja - Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a diminuir os sintomas da menopausa 25g a 60 gramas por dia;
Aveia integral - Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL 40 a 60 gramas por dia;
Peixes - Redução do risco de doenças cardiovasculares Três porções por semana
Alho Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol um dente de alho por dia, de preferência, cru;
Chá verde - Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico 4 a 6 xícaras por dia;
Tomate, goiaba - Ação oxidante e redução do risco de câncer de próstata 10 porções semanais;
Espinafre, Couve - Diminuição do risco de degeneração macular e de catarata 1 colher de sopa por dia;
Cenoura, Manga, Abóbora - Percursos da vitamina A, com ação hipotensiva 1 porção diária;
Vinho tinto - Redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico uma taça por dia (mas atenção pois não deixa de ser uma bebida alcoólica);
Óleo de linhaça, nozes amêndoas, castanhas e azeite de oliva - O ácido graxo tem ação imonológica e anticancerígena 1 colher de sopa ao dia;
Maçã - Prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão 1 maçã por dia;

Lembre-se antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, atividade física ou dieta, procure seu médico de confiança e veja se você está apto.

Fonte: www.einsten.br

Um comentário: