segunda-feira, 24 de maio de 2010

Veja São Paulo


A revista VejaSP desta semana, tem uma matéria muito interessante a respeito do chamado Turismo Médico.

Bons Profissionais e preços atraentes, tem trazido com muito frequencia estrangeiros a São Paulo, para tratamento médico, odontológico e estético.

Só em 2009 mais de 900.000 pessoas estiveram na cidade para realizar algum tipo de tratamento.

EUA, Angola, paises da Europa e América Latina, são os que mais veem a São Paulo para receber tratamentos médicos ou estéticos.

“São Paulo figura entre os destinos internacionais de quem viaja em busca de medicina de qualidade”, afirma Mariana Palha, sócia e fundadora da Medical Travel Brasil.

Médicos e hospitais de boa qualidade e os custos mais baixos são os dois motivos que atraem estrangeiros a São Paulo. Um implante de silicone nos seios, por exemplo, custa, em média, 16 000 reais nos Estados Unidos. Por aqui, o procedimento sai por um terço desse valor. Tentador, não???

Até o fim da década de 90, era muito comum que brasileiros endinheirados fossem ao exterior em busca de medicina de qualidade. “Hoje os pacientes se sentem suficientemente seguros para entregar sua saúde aos profissionais do Brasil”, afirma o infectologista David Uip.

Além dos hospitais privados, complexos públicos paulistanos atraem pacientes de todas as partes do país. Eles vêm de duas formas: encaminhados pelo Ministério da Saúde ou espontaneamente. No primeiro caso, o custo de consultas, exames e cirurgias, entre outros procedimentos, é coberto pela União. Já quando o paciente está aqui por iniciativa própria, quem paga a conta é o estado de São Paulo. Por tal motivo, esse movimento acaba sobrecarregando o serviço dos hospitais da cidade.

Embora o turismo médico venha crescendo ano a ano em São Paulo, ainda está longe de destinos asiáticos como Tailândia, Malásia e Índia, que recebem milhões de pacientes todos os anos.

Leia a matéria na integra em: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2166

Um comentário: