terça-feira, 18 de maio de 2010

Dicas para controlar o estresse no trabalho


Cumprir metas, garantir o melhor preço, manter uma boa qualidade dos serviços, fazer frente aos concorrentes, gerenciar o excesso de cobranças do chefe, equilibrar as relações interpessoais e ainda, afastar o "fantasma" da demissão, são alguns dos inúmeros desafios enfrentados no cotidiano de muitos trabalhadores. Dicas para controlar o estresse no trabalho:

- Conheça as suas capacidades e limitações.

- Desenvolva uma técnica, como a respiração profunda ou diafragmática, que pode ser utilizada em momentos de maior tensão no trabalho.

- Não seja controlador . Não concentre atribuições relativas ao trabalho sobre sua pessoa.

- Evite o perfeccionismo excessivo.

- Identifique precocemente os problemas e estabeleça estratégias para resolvê-los.

- Aprenda a dizer "não" quando for necessário.

- Procure realizar um planejamento de metas e resultados.

- Mantenha uma postura adequada ao sentar em sua cadeira de trabalho.

- Tenha sempre um tempo de lazer ou pratique semanalmente um hobby.

- Faça regularmente atividades físicas.

- Terapias de relaxamento como o yoga podem ser muito úteis.

- Procure sempre uma orientação médica, bem como, realize exames de rotina.

-A vida não é só composta de trabalho. Tenha sempre um tempo reservado para a sua família e seus amigos.


Fonte: www.portaldocoracao.uol.com.br