quinta-feira, 13 de maio de 2010

Meditação





Exercícios de meditação curtos ajudam na cognição:

Várias pesquisas utilizando técnicas de neuroimagem já demonstravam que exercícios de meditação podem promover mudanças significativas nas áreas associadas com a concentração. Mas o que se esperava era que apenas pessoas que haviam treinado essas técnicas durante algum tempo poderiam aproveitar os benefícios. Isso quer dizer que apenas aqueles que quisessem aumentar suas habilidades cognitivas teriam de se submeter a uma disciplina rígida e diária, o que poderia resultar em custos tanto de dinheiro quanto de tempo.
Mas para a surpresa de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, os benefícios desse tipo de exercício de meditação podem aparecer com pouco investimento. A pesquisa sugere que uma técnica conhecida como mindfulness– e que pode ser traduzida como consciência plena, atenção plena ou consciência mental-emocional expandida –, pode melhorar drasticamente as habilidades cognitivas dos participantes após apenas 20 minutos diários durante quatro dias. Os testes foram feitos comparando os resultados de testes cognitivos com outro grupo que não havia feito nenhum tipo de treinamento.

“Nos testes comportamentais feitos durante o estudo, nós conseguimos chegar a resultados comparáveis a outros obtidos por pesquisas em que as pessoas passavam um tempo bem maior treinando”, explica Fadel Zeidan, pesquisador que conduziu os estudos. “Isso mostrou que a mente é algo bastante maleável e fácil de ser influenciada, especialmente pela meditação”, diz Zeidan, cujo trabalho – feito em conjunto com outros pesquisadores – foi publicado no periódico científico Consciousness and Cognition.

No teste conduzido pelos pesquisadores, dois grupos – um que havia feito o treino, outro que ouviu áudio-livros de romances populares durante o mesmo tempo do treino de meditação – responderam a testes relativamente complexos utilizando computadores e com tempo limitado para finalizar objetivos agrupados. Antes dos testes principais, os participantes foram estressados por testes visuais e de vigilância, por exemplo.

O grupo que meditou apresentou tempos e resultados superiores e em alguns testes (que necessitavam de maior foco e atenção) os resultados chegaram a ter média 10 vezes superior ao segundo grupo.

“Os resultados sugerem que os benefícios da meditação não aparecem apenas após longos períodos de treino. E a meditação parece estar associada ao aumento da habilidade de focar a atenção”, diz Zeidan. “É preciso fazer mais estudos, mas parece que há realmente uma forte evidência de que é possível modificar e melhorar o processamento cognitivo – incluindo vigilância e atenção sob estresse – investindo pouco tempo em treinos de meditação.”

-

com informações da University of North Carolina