quarta-feira, 12 de maio de 2010

Você sabia que....

Chocolate amargo previne câncer e doenças cardiovasculares
Quem resiste a um chocolatinho? Se você é adepta da turma dos chocólatras aí vai uma boa notícia: além de fazer um bem danado para o humor, ele ainda previne câncer e doenças cardiovasculares.

Pesquisas recentes apontam os benefícios do chocolate amargo e suas propriedades pouco conhecidas pela população. Além de estimular a produção de serotonina, substância responsável por combater a depressão e a ansiedade, com grande influência no humor das pessoas, o chocolate escuro e amargo, por exemplo, pode ajudar no controle da diabetes e da pressão alta, auxiliando no combate às doenças do coração e do câncer.

De acordo com os pesquisadores, as substâncias chamadas flavonóides presentes no cacau têm efeito antioxidante e neutraliza os radicais livres (responsáveis pelos danos às células e pelo desenvolvimento de câncer). Além disso, diminui a capacidade do organismo em absorver os monossacarídeos, isto é, os açucares simples, refinados, sendo importante ferramenta nos casos de diabetes.

Apesar disso tudo, os diabéticos precisam ter cautela com o chocolate. “É recomendável uma dieta balanceada, com um cardápio rico em vegetais e frutas, e pouca gordura, sal e açúcar. É importante também, a prática regular de exercícios físicos”, ressalta Durval Ribas, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Aumento de peso
Para incluir o produto na dieta é necessário reduzir a quantidade de calorias diárias consumidas. “Uma barra de chocolate de 100 gramas contém aproximadamente 520 calorias, o equivalente à uma hora praticando tênis ou vôlei. O armazenamento dessa gordura, quando não ocorre perda de energia, pode acarretar sérias complicações a longo prazo, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares”, conclui o nutrólogo.

O consumo exagerado de chocolate, mesmo o escuro, pode levar a um significativo ganho de peso, já que o produto não está livre de gorduras (principalmente as saturadas). Especialistas recomendam no máximo 40 gramas por dia de chocolate com teor de 70% (ou mais) de cacau.

E o consumidor precisa ficar atento, pois alguns fabricantes retiram os flavanóides dos chocolates para que o gosto fique mais agradável. Além disso, muitas vezes esta informação não é inserida nos rótulos dos produtos, até mesmo dos chocolates escuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário