segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os armários de nossas vidas.


Todos os anos há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico. Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo. Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário. Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porquê. Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem. Acontece que nosso armário não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais. Você tem um armário desses no interior da mente. Dê uma olhada séria no que anda guardando lá. Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia. Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus. Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento. A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas. Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem e apóiem seus sonhos e projetos pessoais e profissionais. Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa "faxina interior". Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade. Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve. Liberdade de experimentar o desapego. Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor, e que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem.

Autor Desconhecido.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A expectativa do final de semana

Sexta-feira, ao sair de casa sempre procuro reparar em como as pessoas se comportam em seus carros no transito, durante o trabalho, na hora do almoço e claro quando chega o final do dia.
Reparo que cedo as pessoas tem um ar de cansaço ou muito sono, no trabalho vem vestidas mais descontraídas, usam jeans, sapatos baixos, roupas mais coloridas. No almoço nas mesas se escuta muitas risadas e programação para o os dois próximos dias que estão chegando. Ao final do dia as pessoas tem um semblante cansado sim, mas também exalam um ar de amanha eu vou acordar cedo, hoje vou sair com os amigos e relaxar, domingo vou estar com a família.
Toda sexta, é assim eu observo as pessoas e concluo que a maioria de nós trabalha 05 dias por semana em prol ou em troca de 02 dias de descanso e prazer.
Eu em particular, gosto muito de véspera de final de semana, mas eu gosto mesmo é do sábado e domingo, onde tenho a oportunidade de fazer somente o que me traz conforto e prazer.

quinta-feira, 27 de maio de 2010


Qual a necessidade que as mulheres têm de fazer compras?

Por que nunca temos roupa, sapatos ou acessórios quando vamos a uma festa, almoço, jantar, entrevista?
Por que sempre precisamos ter as coisas da moda, o que sai na revista, o brinco da atriz da novela, o sapato do último SPFW?

Sou mulher e sinceramente não entendo.

Compartilho da ideia de que não nos vestimos para nós mesmas e muito menos para os homens, nos vestimos sempre para que as outras mulheres nos vejam e morram de inveja.

Quando a fatura do cartão de crédito chega ou quando a conta esta no negativo é que nos damos conta do quanto somos seres irracionais e consumistas.

Na época da TPM compramos, quando estamos felizes compramos, se estamos tristes, deprimidas compramos, ou seja, compramos em todas as situações e ocasiões.Por que comprar gera satisfação, poder e libera serotonina - hormonio do bem estar.

As vezes acho que os homens é que são felizes, geralmente eles usam terno, gravatas, camisas e calças, tem um par de sapatos preto e outro marron e nos finais de semana usam as camisetas, bermudas,jeans e tenis.

Quem é mais feliz eu não sei, mas sei quem ganha na praticidade e na economia.
"Imaginação é mais importante que o conhecimento". Albert Eisten.

"Vista de perto, a vida é uma tragédia. Vista de longe é uma comédia". Charles Chaplin.

"Tudo é possível, quando você imagina que é possível" Autor Desconhecido.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hoje eu acordei, quer dizer sai da cama, por que acordada eu já estava fazia tempo.

A cabecinha passou a madrugada pensativa...
Os gatos que faziam suas orgias no telhado não me deixaram dormir. Poxa, abri a janela e grite, querem transar, vão pra suas casas, meu telhado não é motel de gato, porra! Fecho a janela e deito na cama novamente.

Faz um friozinho gostoso, fico na minha posição predileta, fetal, deitada de lado e toda encolhida.

Os pensamentos continuam a mil por hora, trouxe para o meu travesseiro, um vídeo passado durante a aula no MBA. Quanta reflexão!

Estou no meu momento de deixar minha zona de conforto, vou pelo menos tentar algo novo, se eu não conseguir paciência, pelo menos tentei. Vou fazer o impossível, por que o possível eu faço todos os dias quando coloco o corpo fora da cama.

Ah, hoje não estou um 8, acho que me sinto um 6 ou qualquer outro número ou forma meio arredondada.Consegui me vestir rapidamente e cheguei no trabalho na hora certa.

Essa semana minha mãe esta em casa, ficou para me ajudar com a minha nova secretária do lar, prefiro isso a chamar de empregada.
É tão bom chegar em casa e poder vê-la, é uma delicia sair para o trabalho e ter o tchau dela no portão com um Deus te acompanhe. O dia tem outro sabor, outra cara. Mãe fica aqui!
O ruim vai ser o dia de levá-la pra Campinas, vou ficar triste e vir chorando no carro.

Zona de Conforto


Já reparou que na vida nos deparamos com dois tipos de "gente"?

Tem aqueles que apostam tudo em algo novo o tempo todo, apostam suas forças, suas esperanças, seu tempo, seu dinheiro e até mesmo sua fé. A essas pessoas damos sempre o nome de corajosos, pessoas que não tem medo de errar.

Mas, há também aqueles que chamamos de acomodados, são as pessoas que simplesmente não se importam em não acompanhar o ritmo frenético das mudanças tecnológicas, das mudanças no mundo, que se acomodam em suas vidas e seu estilo de vivê-la. São os desmotivados, que dizem "tá ruim, mas tá bom". Preferem ver a vida passar e nada fazer.

Outro jargão pode explicar este impasse: “tudo que é demais faz mal” e por isso os dois posicionamentos são incorretos. Agir impulsivamente ou continuar no ritmo “sombra e água fresca” trazem malefícios em todos os sentidos: corpo, mente e espírito. Equilíbrio é a palavra-chave. Por isso, se mova e saia da sua da zona de conforto!

O emprego não anda nada bem, mas graças a Deus porque você tem um. O casamento está por um fio, mas pelo menos você não está sozinha(o), como outras por aí. A insatisfação perdura em vários âmbitos da vida, mas pra quê pensar nisso? Amanhã eu resolvo. Depois eu me posiciono sobre este assunto. Segunda eu começo a dieta. Mês que vem eu começo a me cuidar. Se você se identifica com algumas dessas frases acima é melhor se alertar para um mal quase imperceptível, mas que pode causar danos irreparáveis: você pode estar na zona de conforto, um estado de insatisfação, porém, de comodismo. Algo está ruim, você sabe que isso lhe prejudica, mas não faz nada para mudar a situação.

Mas eu ouso dizer que existem as pessoas que estão no meio desse outros dois tipos de "gente". São aqueles que sentem que para conseguir mais conforto, é necessário sair da ZONA DE CONFORTO, e procuram lentamente ferramentas para não serem e não ficarem nos extremos. Essas pessoas sentem que a hora de mudar chegou. Seja mudar de casa, trabalho, organizar a vida familiar, resolver problemas do passado... Simplesmente mudar alguma coisa que não esta mais satisfazendo seu ego, sua vaidade, sua vida!

As mudanças são desconfortáveis, trazem insegurança e ansiedade. Mas são necessárias. É preciso preparar-se continuamente para os novos desafios que se apresentam todos os dias. Tudo é impermanente. A insegurança é a regra. Não podemos contar com a estabilidade nas relações sociais, profissionais ou comerciais. A todo o momento, surgem novidades. É preciso acompanhar o progresso inevitável que ocorre a uma velocidade cada vez maior.

Mas o que fazer, como sair da zona de conforto, sem que isso seja extremamente estressante e desgastante?

Em primeiro lugar, acompanhar de perto o constante desenvolvimento, em todos os setores da vida. Manter-se bem informado a respeito de tudo que seja relevante para a qualidade da vida, o bem-estar, o progresso material e espiritual de si próprio, da família, da comunidade.

Em segundo, manter ativo o processo permanente de desenvolvimento pessoal, a nível psicológico, espiritual e profissional. Mas isto requer motivação, força de vontade, desprendimento. A motivação ocorre naturalmente(motivação é um processo intrínseco) quando se vislumbra a satisfação de uma necessidade real e atual, quando se destaca um benefício concreto. Mas, muitas vezes, não ocorre a consciência de uma real e atual necessidade. Ou, então, não se vislumbra a satisfação concreta de uma necessidade consciente. Ou, em outra hipótese, não se acredita na possibilidade de se verificar um efetivo benefício em razão de determinada atitude.

Sair da concha, abandonar a zona de conforto é uma providência absolutamente necessária para a manutenção de uma vida digna, plena de qualidade, satisfação e conforto. A estagnação conduz ao desconforto, a uma vida marginal, sem sentido.

Se ousar ou mudar a situação é algo difícil, ter a consciência de que você permanece neste estado de inércia e infelicidade é bem pior. “A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer”, já dizia uma escritora que sinceramente agora não me lembro o nome. A busca por qualquer estágio mais avançado nas relações pessoais, de trabalho, ou em qualquer outra, sempre exigiu esforço, determinação e persistência.

É a velha história da lagarta que virou borboleta, mas que antes precisou entrar no casulo. É um estágio de “amadurecimento”, de desprendimento da atual situação, e que às vezes machuca, mas traz a certeza de bons resultados.

A nobreza da frase “Quem não arrisca não petisca” vai além de um ditado popular, pois deixa uma importante lição: corra risco e torne a sua vida muito mais interessante. Esta é, talvez, a maior razão para que você saia hoje de sua zona de conforto. Ou você prefere passar o resto de seus dias levando uma vida rotineira, previsível, sem nunca saber a pessoa extraordinária que é? Torne desafiadoras as circunstâncias de sua vida para que sua grandeza possa subir à superfície.

Para alcançar a plena realização, em todos os sentidos, o ser humano precisa estar sempre em movimento, em ação. Necessita descobrir novidades, participar da vida em comunidade, da política local e nacional. Precisa agregar valor a si e aos outros, contribuir, de alguma forma, para o progresso da humanidade.

Então Deixei a sua ZONA DE CONFORTO. E desfrute de uma vida bem mais interessante!

terça-feira, 25 de maio de 2010

"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho original" AE

TPM


Hoje acordei atrasada, me olhei no espelho, e me achei um 8, sim gorda, feia....
Acreditei que só um banho pudesse me ajudar, mas sabia que mesmo assim continuaria um 8.
Banho tomado, começa a sabatina de trocas de roupas, coloquei de calça a vestido, de camisa a "blusinha", de lenço no pescoço a colar e nada, nada fica bom.
Toca o celular, é minha fiel amiga Soninha me avisando que a marginal esta um caos, que eu faça outro caminho, já são 07:30 da manhã e eu ainda sem conseguir definir uma única peça de roupa para usar.
Coloco novamente várias roupas, nada fica bom, nada esta dando certo,minha mãe que hoje esta em casa, já nem fala mais nada, só olha.
Quase 08:00 da manha e eu resolvo que uma camisa branca, com uma calça marron e um scarpã serão suficientes.
Saio de casa, um transito infernal, sem perceber coloco a roda do carro num buraco. Xingo todas as gerações do prefeito dessa cidade. Que ódio! Tem também um cara folgado num carro velho, querendo se dar bem na minha frente. Mando ele se f......
Nossa, eu já estou desejando que o dia de hoje termine, mas ainda são 08:15 da manhã.
Ligo no escritório e aviso que estou ainda entrando na Berrine, e tudo parado. Ah...eu estou em jejum, com o estômago pedindo um leitinho com pão.
Chego no trabalho, parece que todos(as) estão visivelmente mais bem vestidos que eu, nossa to horrível!
Lembro de um detalhe mega importante, estou nos últimos dias do remédio, ou seja, hoje estou em franca TPM.
TPM, pode significar um monte de coisas, mas no meu caso em especial, significa, irritação, inchaço, choro fácil, vontade louca de comer chocolate e ficar em casa, deitada, escondida para que o mundo não me veja.
Sim, estou na TPM.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"O segredo é a resposta a tudo o que foi, a tudo o que é e a tudo o que um dia será.
Lembre-se você atrai aquilo em que mais pensa e se torna aquilo em que pensa.". The Secret

Veja São Paulo


A revista VejaSP desta semana, tem uma matéria muito interessante a respeito do chamado Turismo Médico.

Bons Profissionais e preços atraentes, tem trazido com muito frequencia estrangeiros a São Paulo, para tratamento médico, odontológico e estético.

Só em 2009 mais de 900.000 pessoas estiveram na cidade para realizar algum tipo de tratamento.

EUA, Angola, paises da Europa e América Latina, são os que mais veem a São Paulo para receber tratamentos médicos ou estéticos.

“São Paulo figura entre os destinos internacionais de quem viaja em busca de medicina de qualidade”, afirma Mariana Palha, sócia e fundadora da Medical Travel Brasil.

Médicos e hospitais de boa qualidade e os custos mais baixos são os dois motivos que atraem estrangeiros a São Paulo. Um implante de silicone nos seios, por exemplo, custa, em média, 16 000 reais nos Estados Unidos. Por aqui, o procedimento sai por um terço desse valor. Tentador, não???

Até o fim da década de 90, era muito comum que brasileiros endinheirados fossem ao exterior em busca de medicina de qualidade. “Hoje os pacientes se sentem suficientemente seguros para entregar sua saúde aos profissionais do Brasil”, afirma o infectologista David Uip.

Além dos hospitais privados, complexos públicos paulistanos atraem pacientes de todas as partes do país. Eles vêm de duas formas: encaminhados pelo Ministério da Saúde ou espontaneamente. No primeiro caso, o custo de consultas, exames e cirurgias, entre outros procedimentos, é coberto pela União. Já quando o paciente está aqui por iniciativa própria, quem paga a conta é o estado de São Paulo. Por tal motivo, esse movimento acaba sobrecarregando o serviço dos hospitais da cidade.

Embora o turismo médico venha crescendo ano a ano em São Paulo, ainda está longe de destinos asiáticos como Tailândia, Malásia e Índia, que recebem milhões de pacientes todos os anos.

Leia a matéria na integra em: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2166

sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Em tempos de guerra, a verdade é tão perigosa que precisa ser guarnecida por uma escolta de mentiras" William Churchill

Borboletas e Tatuagem


Certa vez uma tia muito querida, que eu considero como minha segunda mãe, me contou que borboletas são nossos entes e amigos queridos que já se foram e que voltam a nos visitar.
Eu era bem criança quando ela me contou essa história, isso nunca saiu da minha cabeça e sempre que eu via uma borboleta já logo pensava, quem será que esta me visitando?
O tempo passou, eu cresci e continuei acreditando nisso.
Então há mais ou menos 07 anos atrás uma grande amiga a Camila, me deu de presente de aniversário uma tatuagem definitiva, eu só teria que escolher o desenho e que área do meu corpo seria tatuada.
Sei que essa tatuagem poucas pessoas conhecem, eu nunca escondo, mas poucos ou melhor ninguém sabe o significado dela.
Sim, tenho uma linda borboleta tatuada em minhas costas no lado esquerdo. Escolhi o desenho em razão da historia que minha tia me contava e por não ter mais meu pai comigo. Fiz o desenho para que pudesse sentir a visita constante dele em minha vida. Claro que o desenho e a história são simbólicos, pois sinto que ele está presente em meu coração, em minha vida sempre.
Mas desta forma, nunca senti que ele não estivesse aqui comigo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Governo discute uso de antirretroviral para prevenir contágio pelo HIV



Ontem, enquanto estava no dentista, li no jornal o estado de São Paulo, uma matéria que me chamou a atenção.

A matéria falava sobre uma discusão que permeia no governo sobre o uso dos antiretrovirais para previnir o virus da Imuno Deficiencia Humana(HIV).

Um comitê de especialistas irá em Junho deste ano avaliar a proposta de antecipar o início da terapia de soropositivos para reduzir o risco de transmissão por via sexual a parceiros sem o vírus.

Desde 2006 já é previsto o uso de antirretrovirais para evitar a doença após a exposição ao vírus. A estratégia é recomendada, por exemplo, para vítimas de estupro e profissionais de saúde que, por acidente, tivessem tido contato com sangue de soropositivos.Outra medida analisada é a indicação do coquetel logo após uma pessoa ter se submetido a uma situação de risco de contágio, como relação sexual desprotegida - uma espécie de "pílula do dia seguinte" para a aids.
O que preocupa, é que a tendência de redução do uso de preservativo aumente,conforme mostra pesquisas recentes. " "Não é para qualquer relação desprotegida, é preciso analisar os riscos. Além disso, é claro que, se uma pessoa vier com frequência ao serviço solicitando os medicamentos, isso terá de ser questionado." diz Artur Kalichmann, do Programa de Aids do Estado de São Paulo

Hoje, cerca de 200 mil pessoas no País usam antirretrovirais. Em 2009, 29 mil pacientes foram inscritos no programa para receber os medicamentos.

Sexo, sempre seguro, com camisinha!

Leia a matéria na integra em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje

Na cadeira do Dentista


Quarta-feira, saio do trabalho mega atrasada, tenho horário no dentista, a ideia de sentar naquela cadeira me dá arrepios, morro de medo!
Incrível, o transito esta ótimo, chego com 15 minutos de antecedência, mas isso não faz a menor importância, afinal ele esta sempre muito atrasado.
A secretária me chama, sinto o coração querer sair pela boca, oh medo desgraçado!
Sento na tenebrosa cadeira, tenho impressão que nunca vou sair viva de lá.
Papo vai....papo vem..e nada de começar o tratamento...
Pronto, é hora de abrir o bocão e começar a sessão de tortura, o pior de tudo.... eu pago pra sofrer.
Ele já sabe, só abro a boca, sob a condição de estar anestesiada, medo da anestesia, jamais, medo da dor e do motorzinho, sempre!
Duas anestesias e lá vamos nós, minhas mãos, ficam dentro dos meus bolsos da calça jeans, suadas, geladas, o coração a mil por hora.
Aos poucos vou percebendo que não está tão ruim, tento relaxar e levo meus pensamentos a outros lugares, resolvo que vou tentar fazer respiração diafragmática. Consigo relaxar, as pernas estão soltas, as mãos sob meu abdomem, relax total.
É, consegui estar na cadeira do dentista, sem estar tensa. Sucesso!
Após quase duas horas, o tratamento termina, saio do consultório com a boca anestesiada e um curativo horrível no dente.
Devo voltar lá na próxima semana.
O medo, ah....esse vai existir sempre!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Saudades

As vezes sinto saudades...ou melhor todos os dias sinto saudades...
saudades dos que já se foram e fazem grande falta em minha vida, saudades do homem que me fez a mulher que eu sou hoje, saudades do pai que pegava no colo, saudades da tia e do tio que eram segundos pais e mães, saudades das vós e do vô...saudades...
Sinto saudades dos que fazem parte do meu dia-a-dia, mas que eu não posso estar fisicamente perto todos os dias. Saudades da minha mãe, dos meus irmãos, dos meus sobrinhos.
Sinto saudades até do que não conheço e nunca vivi, saudades do que minha imaginação é capaz de produzir, cenas, histórias, momentos...
As vezes acabo de deixar uma pessoa e meu coração já esta repleto de saudades, as vezes desligo o telefone querendo falar só mais um pouco, é pra ver se guardo aquela voz e sinto menos saudades.
Tenho saudades dos beijos e dos abraços...beijos que beijei, abraços que dei e tambem daqueles que nunca aconteceram. Não estou falando só de relação homem e mulher, falo principalmente da relação entre pessoas, entre amigos....
A vida me ensinou a sentir saudades, não gosto, mas aprendi a conviver.
E hoje, agora não seria diferente.

Finalmente Choveu


O dia começou com ar de preguiça....esta chovendo, aliás começou a chover era quase 06:00 da manhã....
eu já estava acordada claro, comigo é assim, uma noite de sono inteira e uma ou duas dormindo e acordando durante a noite, já acostumei. As vezes o corpo fica acabado, a cabeça irritada, mas vou levando.
E para ajudar, as palhetas do limpador do vidro dianteiro do meu carro, não estão funcionando muito bem, eu já sabia disso, mas confesso que não estava com saco para ir fazer a troca. Só que hoje me irritou, parei no posto e pronto decidi trocar, não aguentava mais aquele barulho chato.
Pronto, cheguei no estacionamento, o transito estava ótimo hoje, cheguei e descobri que nenhum dos meus dois guarda-chuvas estavam no carro, que ódio! Não dava pra esperar a chuva passar, já eram 08:10 da manhã. Coloquei a jaqueta de couro sobre a cabeça e atravessei a Faria Lima, ah...se meu cabelo "toma" chuva, eu fico ridícula!
Pronto finalmente no escritório, da janela a vista que tem sido sempre de céu azul, hoje esta cinza, no vidro respingos de água....água da chuva, chuva que lava as ruas, lava a alma, lava a vida...
Finalmente choveu, apesar de São Paulo ficar mais insuportável do que já é, eu adoro os dias de chuva...
É finalmente choveu!

Alimentação Funcional


Assunto da moda:
Alimentos Funcionais, agora é assim, médicos, nutricionistas, enfermeiros, dentistas, leigos,....todo mundo vive falando das tais dietas funcionais, alimentos funcionais, então, resolvi dar uma ajuda e escrever um pouco sobre o assunto.

Espero que goste e use a seu favor, mas não ficando alucinado com o tema, muito menos deixando de comer alimentos que lhe dão prazer e muitas vezes te remetem a lugares e situações de felicidade e boas lembranças.

Alimento funcional: benefício extra à saúde

É consenso de que saúde e boa alimentação caminham juntas. Há alguns anos, um novo conceito de nutrição vem ganhando adeptos: é a chamada Alimentação Funcional.

Esse conceito foi introduzido primeiramente no Japão, na década de 80, é baseado no cardápio individualizado, leva em conta a saúde, estilo de vida, sexo e as necessidades de cada pessoa para definir o que faz bem ou mal àquele indivíduo.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde".

Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.

Antes de definir o cardápio, vale consultar um nutricionista para que as escolhas e porções sejam bem feitas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.

Confira na tabela abaixo alimentos que têm seus benefícios comprovados cientificamente e devem fazer parte da dieta diária. Conheça também um cardápio funcional balanceado.

Parceiros da boa alimentação: Alimentos Benefício Quantidade
Soja - Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a diminuir os sintomas da menopausa 25g a 60 gramas por dia;
Aveia integral - Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL 40 a 60 gramas por dia;
Peixes - Redução do risco de doenças cardiovasculares Três porções por semana
Alho Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol um dente de alho por dia, de preferência, cru;
Chá verde - Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico 4 a 6 xícaras por dia;
Tomate, goiaba - Ação oxidante e redução do risco de câncer de próstata 10 porções semanais;
Espinafre, Couve - Diminuição do risco de degeneração macular e de catarata 1 colher de sopa por dia;
Cenoura, Manga, Abóbora - Percursos da vitamina A, com ação hipotensiva 1 porção diária;
Vinho tinto - Redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico uma taça por dia (mas atenção pois não deixa de ser uma bebida alcoólica);
Óleo de linhaça, nozes amêndoas, castanhas e azeite de oliva - O ácido graxo tem ação imonológica e anticancerígena 1 colher de sopa ao dia;
Maçã - Prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão 1 maçã por dia;

Lembre-se antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, atividade física ou dieta, procure seu médico de confiança e veja se você está apto.

Fonte: www.einsten.br

Se sobrar um tempinho....me avisa



Exigências da vida moderna (quem agüenta tudo isso??)

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação..

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!

Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.

E já que vou, levo um jornal...

Tchau.....

Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.



Texto de: Luís Fernando Veríssimo
PS. Não esqueça de orar, agradecendo por ter tempo para tudo isto.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ansiedade / Respiração Diafragmática


Todas as pessoas experimentam, pelo menos ocasionalmente, um determinado grau de ansiedade. Isto não é necessariamente negativo - na verdade, a ansiedade desempenha a importante função de proteger o organismo contra o perigo. Quando é percepcionada uma ameaça, são os diferentes componentes da resposta de ansiedade (aumento do ritmo cardíaco, aumento do ritmo respiratório, aumento da tensão muscular, criação de um estado de alerta) que permitem que o indivíduo esteja preparado para a ação (seja esta o ataque ou fuga).

No entanto, pode também acontecer que a pessoa experimente níveis de ansiedade que sejam desproporcionais face às ameaças reais que enfrenta no seu dia-a-dia - ou seja, que se sinta demasiado ansiosa e durante demasiado tempo. Nestes casos, a ansiedade torna-se disfuncional e, em vez de preparar o indivíduo para a ação, passa a prejudicar essa mesma ação.

Antes de mais nada, é importante salientar que a capacidade de relaxar é uma capacidade como qualquer outra. Isto implica que qualquer pessoa a pode adquirir de forma mais ou menos autónoma, basta aprender um conjunto de procedimentos e praticá-los com alguma paciência - os resultados surgirão de forma gradual.


Dos vários procedimentos possíveis para o relaxamento, vou falar do que mais conheço e pratico: a respiração diafragmática.

O que é?

O diafragma é um músculo largo, em forma de leque, que separa a cavidade torácica (acima do diafragma) da cavidade abdominal (abaixo do diafragma). A maior parte das pessoas não respira de forma suficientemente profunda porque utiliza na respiração apenas a cavidade torácica. Uma forma de respirar utilizando toda a capacidade dos pulmões e permitindo receber cerca de 7 vezes mais oxigénio é a respiração diafragmática, também conhecida por respiração abdominal, que se caracteriza por fazer uma maior utilização do diafragma e da cavidade abdominal. Ressalto que ao nascer todo mundo faz esse tipo de respiração, mas ao longo da vida,pelas ações do cotidiano nos tornamos ansiosos e menos preocupados como a forma em que respiramos.

Na respiração diafragmática:
• Quando a pessoa inspira, o diafragma desloca-se para baixo, ficando quase plano (diminuindo a pressão do ar nos pulmões e puxando o ar para dentro) e o abdómen desloca-se para fora (figura da esquerda)
• Quando a pessoa expira, o diafragma desloca-se para cima, ficando semelhante a um cone (aumentando a pressão do ar nos pulmões e empurrando o ar para fora), e o abdómen desloca-se para dentro (figura da direita)

Ao aumentar a recepção de oxigénio, a respiração diafragmática pode apresentar variados benefícios ao nível físico e psíquico; nomeadamente, estimula a resposta de relaxamento, permitindo descer o nível de ansiedade.

Treino

Este treino deve ser feito pelo menos 2 vezes por dia, 5 ou 6 minutos de cada vez, em alturas nas quais te encontres livre de distracções e interrupções. A prática vai acabar por te permitir incorporar a respiração diafragmática na sua vida e, eventualmente, nos momentos em que você está mais ansioso.
1) Senta ou deita numa posição confortável. Mantém as pernas afastadas com os pés relaxados e virados para fora. Respira pelo nariz e presta atenção à sua respiração.
2) Dobra os braços e coloca os polegares sob o sítio onde acaba a sua caixa torácica (osso esternal - começo da boca do estômago), com o resto das mãos perpendicular ao teu corpo e viradas uma para a outra.
3) Sente o movimento da sua barriga:
- Quando inspirar, a barriga vai para fora
- Quando expirar, a barriga vai para dentro
4) Simula o movimento do diafragma com as mãos:
- Quando inspirar, põe os dedos para baixo, direitos
- Quando expirar, põe os dedos para cima, em forma de cone
5) Sincroniza os movimentos e faz a respiração diafragmática durante uns minutos.

Tente, não é difícil, e os benefícios são percebidos imediatamente.
Dica: ao realizar a respiração diafragmática, tente menditar, não deixe que nenhum pensamento esteja presente, isso também requer treino e paciência.
Depois de emudecer, resolvi que é hora de falar.
falar do que gosto, de como gosto, do que quero, de como quero...
falar dos sentimentos nobres, do amor, do carinho, da cumplicidade, da amizade, do respeito...
falar até o que não é bom, falar dos outros, de mim mesmo, falar as besteiras da vida.
quem me conhece sabe, eu amo falar, falo muitas vezes sem pensar, as vezes penso bem no que vou dizer, não quero magoar, não quero ferir, quero apenas falar.
Nunca me imaginei não querer ou não poder falar, até o dia em que eu resolvi emudecer, lembra, foi sexta passada. Emudeci, não falei, não liguei, não escrevi, não fui eu.
Mas hoje, tenho a certeza de que todas as vezes em que falo, liberto a alma e tudo aquilo que me prende neste mundo tão pequeno.
Sou assim, filha da luz, do amor e do universo.Sou livre, minha alma é livre, meu coração é livre, livre para o amor, para a dedicação, para os outros.
Hoje resolvi falar....

Dicas para controlar o estresse no trabalho


Cumprir metas, garantir o melhor preço, manter uma boa qualidade dos serviços, fazer frente aos concorrentes, gerenciar o excesso de cobranças do chefe, equilibrar as relações interpessoais e ainda, afastar o "fantasma" da demissão, são alguns dos inúmeros desafios enfrentados no cotidiano de muitos trabalhadores. Dicas para controlar o estresse no trabalho:

- Conheça as suas capacidades e limitações.

- Desenvolva uma técnica, como a respiração profunda ou diafragmática, que pode ser utilizada em momentos de maior tensão no trabalho.

- Não seja controlador . Não concentre atribuições relativas ao trabalho sobre sua pessoa.

- Evite o perfeccionismo excessivo.

- Identifique precocemente os problemas e estabeleça estratégias para resolvê-los.

- Aprenda a dizer "não" quando for necessário.

- Procure realizar um planejamento de metas e resultados.

- Mantenha uma postura adequada ao sentar em sua cadeira de trabalho.

- Tenha sempre um tempo de lazer ou pratique semanalmente um hobby.

- Faça regularmente atividades físicas.

- Terapias de relaxamento como o yoga podem ser muito úteis.

- Procure sempre uma orientação médica, bem como, realize exames de rotina.

-A vida não é só composta de trabalho. Tenha sempre um tempo reservado para a sua família e seus amigos.


Fonte: www.portaldocoracao.uol.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010

TRÊS DICAS BÁSICAS PARA UMA VIDA SEXUAL SAUDÁVEL E PRAZEROSA


1 - Sexo não se nasce sabendo, aprenda com seu corpo!
Uma das maiores causas de problemas sexuais está na desinformação e na falta de conhecimento do próprio corpo. Se não sei como reajo ao estímulo sexual, quais partes de mim são mais sensíveis ao toque, como poderei tirar maior prazer de mim mesmo e de um parceiro? Busque orientação especializada! Em algum momento, na sua intimidade, vasculhe seu corpo, observe-se no espelho, compare os pontos de seu corpo que mais lhe provocam sensações prazerosas. Para ensinar um parceiro a lhe dar satisfação, é necessário que você o ensine. Não há vergonha alguma em aprender. Geralmente o processo de descoberta e de aprendizado por si só já é bastante afrodisíaco.

2 - Não focalize sua atenção no orgasmo e sim, nas sensações!
Se você inicia um envolvimento sexual ansiando logo pelo prazer final, há uma grande probabilidade de haver, cedo ou tarde, alguma forma de frustração, sua e/ou de seu parceiro. A rotina impera! O objetivo passa a ser o fim, e não o meio. No sexo, as coisas não funcionam assim. O orgasmo é o coroamento de um relacionamento sexual, muito desejado, necessário, mas não indispensável em todos os momentos. Por vezes, experimente gratificar seu parceiro, dar-lhe boas sensações, prorrogar ao máximo o clímax dele. Deixe passar essa vez, adie para o próximo encontro. É, sem dúvida, um tempero importante para resgatar o desejo em um casal.

3 - O risco como afrodisíaco: limites para a saúde sexual
Buscar sexo em situações proibidas e de risco é uma via de duas mãos. Sabemos que o medo de leve intensidade pode estimular o desejo sexual. No entanto, qual é o limite de exposição a um risco, e em que circunstâncias devemos interromper a atividade sexual para não sofrermos danos?

Você não Sabe a Resposta!

A Fantasia é um substituto eficaz e seguro para a pessoa que precisa de riscos e proibições para se estimular sexualmente. Fantasie junto com seu parceiro, crie histórias, não há limites para os sonhos. Mas envolva-se sexualmente com segurança. O uso de camisinha e de algum outro método contraceptivo é de vital importância para a prevenção a danos. Não produza preocupações desnecessárias (já bastam as que vêm espontaneamente).

A tensão desvia o prazer.

domingo, 16 de maio de 2010

Stress X Diabetes

Stress pode engordar e provocar diabetes

Pesquisadores israelenses descobriram que relaxar e se livrar de tensões da vida pessoal e do trabalho pode ser mais eficaz que dietas.

São Paulo - Longe das dietas rigorosas e dos exercícios pesados, a chave para o emagrecimento pode ser tão simples relaxar. A conclusão é de cientistas israelenses que encontraram um gene que nos faz sentir vontade de comer doces e comidas gordurosas quando estamos sob stress.
De acordo com Alon Chen, que participou do estudo, os pesquisadores queriam descobrir por que a pessoas recorriam aos biscoitos calóricos quando se sentiam pressionados em casa ou no trabalho. Durante experimentos com ratos, eles perceberam que um determinado gene bombeia uma proteína chamada Ucn3 em momentos de stress.
Produzida no cérebro, essa proteína afeta todo corpo, incluindo o coração, os músculos, o fígado e o pâncreas. Ela aumenta o apetite e afeta nosso grau de satisfação, além de alterar a maneira como o corpo usa a insulina, hormônio crucial para o processamento de açúcar em energia. Por essa razão, o gene descoberto estaria ligado não só à obesidade como também ao diabetes tipo 2.
Por isso, cuidado com seu nível de stress, alertam os cientistas. "O stress é bom quando você precisa lidar com um evento específico. Mas o sistema que responde ao stress precisa ser muito bem controlado", afirma Chen, do Weizmann Institute em Israel. "Se altos níveis de stress são constantes, o risco é engordar e adoecer, adiciona".
O estudo foi publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Juventude

O que mais me atormenta em relação às tolices de minha juventude, não é have-las cometido é sim não poder voltar a cometê-las.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Terapia

Dia de terapia, logo cedo eu já penso...que saco hoje tem terapia...
se eu faltar tenho que pagar do mesmo jeito, como se tivesse ido...então acho que é melhor ir.
O dia passa, trabalho louca e freneticamente para não pensar, não pensar em tudo aquilo que tem atormentado minha mente.
Hora do almoço, vou com a amiga na loja de sapatos, claro compro mais um par de sapatos, desta vez um verde, lindo, afinal eu não tenho um sapato dessa cor ainda.
Volto do almoço, continuo no trabalho frenético, ligo pra ele, falamos sobre vários assuntos, inclusive sobre comprar a máquina da minha mãe. Decidimos, hoje vamos jantar no restaurante japonês - na Liberdade
Penso, que saco hoje tem terapia...
Vou ao shoping, compro presentes e um livro, saio alucinada, estou atrasada.
Chego na terapia, claro o Dr, ainda não está lá, mas nem ligo mais.
A terapia começa, quero dominar os assuntos, não quero falar nada que mexa no meu interior, não tem jeito, ele vence e eu deixo ele conduzir a sessão.
É difícil, causa certa dor, tem um pouco de sofrimento, mas aos pouco vou conseguindo me sentir melhor e consigo falar sobre os momentos.
Estou no começo da jornada, será longa, mas estou conseguindo.
Sexta é dia de terapia.

Para mantermos uma boa relação

Pra que serve uma relação?

Definição mais simples e exata sobre o sentido de mantermos uma relação?
"Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil"
Vou dar continuidade a esta afirmação porque o assunto é bom, e merece ser desenvolvido.
Algumas pessoas mantém relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça.
Todos fadados à frustração.
Uma armadilha.
Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio, sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada uma pessoa bonita
a seu modo.
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
Um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.

(Dr. Drauzio Varela)

Emudecer


Hoje e talvez somente hoje, eu resolvi me calar, resolvi não ligar, não chamar, não escrever...
Resolvi que é o momento de dar um tempo, um tempo para pensar, refletir, tentar analisar e quem sabe sentir falta ou até mesmo decidir.
Claro que decisões não são tomadas em um dia, mas hoje é sexta-feira e tem mais dois dias pela frente, então o momento chegou!
Resolvi Emudecer, calar, não falar, pensar menos, não gesticular e não me mostrar.
Resolvi, que é hoje e agora o tempo de Emudecer.

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Por que o Blog tem este nome?

Várias pessoas me enviaram msg perguntando o por que do nome do meu Blog. Enfermaria Insana.Pois bem, este nome foi sugerido por uma pessoa muito especial que conheci a pouco tempo, mas que já tem tenho grande carinho Ana de Toledo, amiga do MBA.
Aliás, eu há muito tempo tinha a intenção de fazer um Blog, mas não sabia como, então ela me ajudou e sugeriu vários nomes, eu adorei esse! Achei irreverente e ao mesmo tempo causou o que eu queria, a curiosidade nas pessoas.
Ana, obrigada pela dica!
Pronto, agora vocês já sabem o por que do meu Blog levar esse título: Enfermaria Insana.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Meditação





Exercícios de meditação curtos ajudam na cognição:

Várias pesquisas utilizando técnicas de neuroimagem já demonstravam que exercícios de meditação podem promover mudanças significativas nas áreas associadas com a concentração. Mas o que se esperava era que apenas pessoas que haviam treinado essas técnicas durante algum tempo poderiam aproveitar os benefícios. Isso quer dizer que apenas aqueles que quisessem aumentar suas habilidades cognitivas teriam de se submeter a uma disciplina rígida e diária, o que poderia resultar em custos tanto de dinheiro quanto de tempo.
Mas para a surpresa de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, os benefícios desse tipo de exercício de meditação podem aparecer com pouco investimento. A pesquisa sugere que uma técnica conhecida como mindfulness– e que pode ser traduzida como consciência plena, atenção plena ou consciência mental-emocional expandida –, pode melhorar drasticamente as habilidades cognitivas dos participantes após apenas 20 minutos diários durante quatro dias. Os testes foram feitos comparando os resultados de testes cognitivos com outro grupo que não havia feito nenhum tipo de treinamento.

“Nos testes comportamentais feitos durante o estudo, nós conseguimos chegar a resultados comparáveis a outros obtidos por pesquisas em que as pessoas passavam um tempo bem maior treinando”, explica Fadel Zeidan, pesquisador que conduziu os estudos. “Isso mostrou que a mente é algo bastante maleável e fácil de ser influenciada, especialmente pela meditação”, diz Zeidan, cujo trabalho – feito em conjunto com outros pesquisadores – foi publicado no periódico científico Consciousness and Cognition.

No teste conduzido pelos pesquisadores, dois grupos – um que havia feito o treino, outro que ouviu áudio-livros de romances populares durante o mesmo tempo do treino de meditação – responderam a testes relativamente complexos utilizando computadores e com tempo limitado para finalizar objetivos agrupados. Antes dos testes principais, os participantes foram estressados por testes visuais e de vigilância, por exemplo.

O grupo que meditou apresentou tempos e resultados superiores e em alguns testes (que necessitavam de maior foco e atenção) os resultados chegaram a ter média 10 vezes superior ao segundo grupo.

“Os resultados sugerem que os benefícios da meditação não aparecem apenas após longos períodos de treino. E a meditação parece estar associada ao aumento da habilidade de focar a atenção”, diz Zeidan. “É preciso fazer mais estudos, mas parece que há realmente uma forte evidência de que é possível modificar e melhorar o processamento cognitivo – incluindo vigilância e atenção sob estresse – investindo pouco tempo em treinos de meditação.”

-

com informações da University of North Carolina

Gripe Suína

Última etapa de vacinação contra gripe suína começou nesta segunda:

Pessoas de 30 a 39 anos já podem se vacinar contra a gripe suína a partir desta segunda-feira (10) até o dia 21 de maio. Esta é a última etapa da campanha do Ministério da saúde que já imunizou mais de 47 milhões de pessoas contra a gripe A H1N1.

As etapas que incluem crianças entre seis meses e um ano e 11 meses e pacientes com doenças crônicas, além dos jovens entre 20 e 29 anos de idade já acabaram, mas todo o público-alvo ainda pode ser vacinado nos postos de saúde. Grávidas, público que ainda não atingiu a meta do governo, têm até o dia 21 para se vacinarem.

Trabalhadores de saúde, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de 2 anos já cumpriram a meta de imunização de 80% do público. Jovens de 20 a 29 anos (70,4%) e gestantes (63%) ainda estão abaixo do estimado pelo governo.

Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). E, finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos, que representam a maior parcela de mortes – 22% do total.

Idosos

No sábado (08), começou a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nas regiões Norte e Sul, onde a vacinação encerrou-se no sábado. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

O maiores de 60 anos portadores de doenças crônicas também devem ser imunizados contra a gripe H1N1. Eles receberão a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

Insônia!

23:00 horas, tenho sono, mas não consigo dormir...
saio do quarto, vou até a sala, faz muito frio, o sono não vem...
volto "pra" cama, tento dormir, mas não consigo, o frio continua....
o vento faz a janela mexer, o barulho me irrita, não consigo durmir...
coloco uma música pra tocar, tenho lembranças e pensamentos, não consigo dormir...
a cama esta fria, o vento continua na janela, não consigo dormir...
quase meia noite, que raiva, já sei, vou ter insônia....
não quero mais olhar o relógio, quero somente que meus olhos se fechem e minha mente pare um pouco de trabalhar tão frenéticamente...faço respiração diafragmática e tento meditar, não consigo dormir...
estou sozinha, escuto todos os barulhos, nada me assusta, mas me tiram a concentração...
quase 02:00 da manhã, o sono começa a chegar, durmo...
acordo as 04:15, que raiva, a cabeça começa a trabalhar, respiro, medito, nada adiante, acordei
fico na cama, fecho os olhos, cochilo,...
abro os olhos novamente, quase 06:00 vou levantar, tomar banho e trabalho, a cabeça não parou e a irritação continua...
pronto, cheguei, trabalhei, mandei e-mail, respostas, quero minha casa, minha cama...
quase hora do almoço, sinto fome, mas ao mesmo tempo sem vontade de comer...
a cabeça não para um só minuto de pensar!

Só Hoje

Essa música faz parte da minha vida, da minha história!


Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal...
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir


Hoje eu preciso te abraçar...
Sentir teu cheiro de roupa limpa...
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz!

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua!
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria...
Em estar vivo.

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar...
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia...
Que eu faço tudo errado sempre, sempre.

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje

Hoje preciso de você...
Com qualquer humor, com qualquer sorriso!
Hoje só tua presença...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Outono

Adoro o outono....
já percebeu como o cèu é lindo durante os dias e tardes de outono?
o céu azul durante as manhas e vai ficando vermelho até o entardecer, lindo!
Apaixonante, estimulante, melancólico.....
Sou mais feliz no outono e fico esperando com alegria o inverno.

Escutatória - Rubens Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.
.
Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir.
.
Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.

Escutar é complicado e sutil.
.
Diz o Alberto Caeiro que “não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma”. Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Aí a gente que não é cego abre os olhos. Diante de nós, fora da cabeça, nos campos e matas, estão as árvores e as flores. Ver é colocar dentro da cabeça aquilo que existe fora. O cego não vê porque as janelas dele estão fechadas. O que está fora não consegue entrar. A gente não é cego. As árvores e as flores entram. Mas – coitadinhas delas – entram e caem num mar de idéias. São misturadas nas palavras da filosofia que mora em nós. Perdem a sua simplicidade de existir. Ficam outras coisas. Então, o que vemos não são as árvores e as flores. Para se ver é preciso que a cabeça esteja vazia.
.
Parafraseio o Alberto Caeiro: “Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”. Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. No fundo somos todos iguais às duas mulheres do ônibus. Certo estava Lichtenberg – citado por Murilo Mendes: “Há quem não ouça até que lhe cortem as orelhas”. Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos…
.
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos, estimulado pela revolução de 64. Pastor protestante (não “evangélico”), foi trabalhar num programa educacional da Igreja Presbiteriana USA, voltado para minorias. Contou-me de sua experiência com os índios. As reuniões são estranhas. Reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio. (Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, como se estivessem orando. Não rezando. Reza é falatório para não ouvir. Orando. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as idéias estranhas. Também para se tocar piano é preciso não ter filosofia nenhuma). Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio. Falar logo em seguida seria um grande desrespeito. Pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que julgava essenciais. Sendo dele, os pensamentos não são meus. São-me estranhos. Comida que é preciso digerir. Digerir leva tempo. É preciso tempo para entender o que o outro falou. Se falo logo a seguir são duas as possibilidades. Primeira: “Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava eu pensava nas coisas que eu iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado”. Segunda: “Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou”. Em ambos os casos estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada. O longo silêncio quer dizer: “Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou”. E assim vai a reunião.
.
Há grupos religiosos cuja liturgia consiste de silêncio. Faz alguns anos passei uma semana num mosteiro na Suíça, Grand Champs. Eu e algumas outras pessoas ali estávamos para, juntos, escrever um livro. Era uma antiga fazenda. Velhas construções, não me esqueço da água no chafariz onde as pombas vinham beber. Havia uma disciplina de silêncio, não total, mas de uma fala mínima. O que me deu enorme prazer às refeições. Não tinha a obrigação de manter uma conversa com meus vizinhos de mesa. Podia comer pensando na comida. Também para comer é preciso não ter filosofia. Não ter obrigação de falar é uma felicidade. Mas logo fui informado de que parte da disciplina do mosteiro era participar da liturgia três vezes por dia: às 7 da manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde. Estremeci de medo. Mas obedeci. O lugar sagrado era um velho celeiro, todo de madeira, teto muito alto. Escuro. Haviam aberto buracos na madeira, ali colocando vidros de várias cores. Era uma atmosfera de luz mortiça, iluminado por algumas velas sobre o altar, uma mesa simples com um ícone oriental de Cristo. Uns poucos bancos arranjados em U definiam um amplo espaço vazio, no centro, onde quem quisesse podia se assentar numa almofada, sobre um tapete. Cheguei alguns minutos antes da hora marcada. Era um grande silêncio. Muito frio, nuvens escuras cobriam o céu e corriam, levadas por um vento impetuoso que descia dos Alpes. A força do vento era tanta que o velho celeiro torcia e rangia, como se fosse um navio de madeira num mar agitado. O vento batia nas macieiras nuas do pomar e o barulho era como o de ondas que se quebram. Estranhei. Os suíços são sempre pontuais. A liturgia não começava. E ninguém tomava providências. Todos continuavam do mesmo jeito, sem nada fazer. Ninguém que se levantasse para dizer: Meus irmãos, vamos cantar o hino… Cinco minutos, dez, quinze. Só depois de vinte minutos é que eu, estúpido, percebi que tudo já se iniciara vinte minutos antes. As pessoas estavam lá para se alimentar de silêncio. E eu comecei a me alimentar de silêncio também. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia. Eu comecei a ouvir.
.
Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras.
.
E música, melodia que não havia e que quando ouvida nos faz chorar.
.
A música acontece no silêncio.

É preciso que todos os ruídos cessem.
.
No silêncio, abrem-se as portas de um mundo encantado que mora em nós – como no poema de Mallarmé, A catedral submersa, que Debussy musicou.
.
A alma é uma catedral submersa.
.
No fundo do mar – quem faz mergulho sabe – a boca fica fechada.
.
Somos todos olhos e ouvidos.
.
Me veio agora a idéia de que, talvez, essa seja a essência da experiência religiosa – quando ficamos mudos, sem fala.
.
Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.
.
Para mim Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio.
.
Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.
.
Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.
.

Rubem Alves

Você sabia que....

Chocolate amargo previne câncer e doenças cardiovasculares
Quem resiste a um chocolatinho? Se você é adepta da turma dos chocólatras aí vai uma boa notícia: além de fazer um bem danado para o humor, ele ainda previne câncer e doenças cardiovasculares.

Pesquisas recentes apontam os benefícios do chocolate amargo e suas propriedades pouco conhecidas pela população. Além de estimular a produção de serotonina, substância responsável por combater a depressão e a ansiedade, com grande influência no humor das pessoas, o chocolate escuro e amargo, por exemplo, pode ajudar no controle da diabetes e da pressão alta, auxiliando no combate às doenças do coração e do câncer.

De acordo com os pesquisadores, as substâncias chamadas flavonóides presentes no cacau têm efeito antioxidante e neutraliza os radicais livres (responsáveis pelos danos às células e pelo desenvolvimento de câncer). Além disso, diminui a capacidade do organismo em absorver os monossacarídeos, isto é, os açucares simples, refinados, sendo importante ferramenta nos casos de diabetes.

Apesar disso tudo, os diabéticos precisam ter cautela com o chocolate. “É recomendável uma dieta balanceada, com um cardápio rico em vegetais e frutas, e pouca gordura, sal e açúcar. É importante também, a prática regular de exercícios físicos”, ressalta Durval Ribas, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Aumento de peso
Para incluir o produto na dieta é necessário reduzir a quantidade de calorias diárias consumidas. “Uma barra de chocolate de 100 gramas contém aproximadamente 520 calorias, o equivalente à uma hora praticando tênis ou vôlei. O armazenamento dessa gordura, quando não ocorre perda de energia, pode acarretar sérias complicações a longo prazo, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares”, conclui o nutrólogo.

O consumo exagerado de chocolate, mesmo o escuro, pode levar a um significativo ganho de peso, já que o produto não está livre de gorduras (principalmente as saturadas). Especialistas recomendam no máximo 40 gramas por dia de chocolate com teor de 70% (ou mais) de cacau.

E o consumidor precisa ficar atento, pois alguns fabricantes retiram os flavanóides dos chocolates para que o gosto fique mais agradável. Além disso, muitas vezes esta informação não é inserida nos rótulos dos produtos, até mesmo dos chocolates escuros.

O que é sorte.

Sorte é o encontro da oportunidade com a competência.

terça-feira, 4 de maio de 2010

"Não almejo despertar convição.
Almejo estimular o pensamento e pertubar conceitos."
Sigmund Freud