quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CENSURA EM TEMPOS MODERNOS

Felizmente não vivi a época da ditadura, onde tudo era proibido e o falso moralismo reinava mais que os dias atuais. Na verdade, todo mundo fazia de tudo um pouco, só que bem mais escondidinho do que é hoje. E naquela época infelizmente existiam pessoas que lutavam em prol de uma “nação” perfeita e para tanto matavam, deportavam, etc.

Já li e estudei muito sobre essa época e sempre faço questionamentos quanto à censura. Quantos filmes, quantas musicas, novelas, falas não foram proibidas? Quanta musica e cartas escritas “entre linhas” foram feitas para maquiar grandes idéias?

Na posse, nossa presidenta Dilma, chegou a dizer que “prefere o barulho da empresa livre ao silencio da ditadura.”.

Pois bem, às vezes me sinto na censura dos tempos modernos. Quantas vezes não deixo de dizer algo por que pode parecer abusivo ou anti-politico (não me refiro a política de Brasília e sim a política da boa vizinhança). Ou por que nem sempre é certo dizer o que pensamos.

Chamo de censura moderna, por que existem hoje pessoas que ficam o tempo todo na internet buscando oportunidade de falar mal de alguém, colocar o dedo na ferida, denunciar o que não é denunciável.

Dia desses, minha amiga Ana escreveu em seu blog algo parecido com isso. E claro me trouxe até essa reflexão.

Aqui mesmo no meu blog, agora preciso pensar, ler e reler o que escrevo para não “atacar” ou insultar algum leitor desavisado que ainda não percebeu que este espaço é MEU. E aqui eu falo sobre o que eu bem entender. Mas....no “frigir” dos ovos e na realidade nua e crua não é bem assim que isso acontece.

Por vezes preciso policiar meu pensamento, para não declarar publicamente que odeio os falsos moralistas, as pessoas que tem passado podre, mas se fazem de boas hoje (não que não seja possível se regenerar), os interesseiros, os que querem arruinar a vida do outro com comentários de maldade, os que passam à perna em projetos de trabalho e muitas outras coisas.

Já recebi aqui comentários de pessoas anônimas que não gostam das verdades que escrevo, paciência. Não gosta, não leia, não entre aqui.

O lema da minha vida sempre foi dizer o que penso, hoje mais madura aprendi que às vezes posso até dizer tudo o que passa na minha cabeça, mas tudo tem hora, jeito e lugar.

E pergunto, quanto tempo mais vamos viver a era da censura moderna e o falso moralismo?

E você vai dizer o que agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário