quarta-feira, 22 de junho de 2011

JOGANDO OU DELIBERANDO

Pensando em uma frase que ouvi certa vez sobre vida, destino e nosso poder de deliberar nossas vidas.

Tudo esta escrito, até que façamos escolhas e então sem perceber ou não mudamos o rumo de nosso destino.

O difícil mesmo é saber quando estamos ou não escolhendo certo.

Tenho um amigo que diz que a vida é um eterno jogo de xadrez, um movimento constante de peças em um tabuleiro. Eu até concordo, e como não sei jogar xadrez, muitas vezes jogo dama (um pouco mais fácil). Mas é nisso que mora o segredo. Há momentos em que temos certeza de que estamos fazendo a jogada certa, o movimento perfeito....mas então vem a vida e o tal do destino e pronto xeque mate, - ganha o jogo. E quem estava “jogando” sente-se como um perfeito idiota e mais ainda perdedor.

Quanto engano, essa é a vida, o destino as forças do universo que não conseguimos controlar ou deliberar. E a nós pequenos jogadores cabe o tal do entender e aceitar ou apenas aceitar e não entender e o inverso também é verdadeiro.

Ao poucos tenho aprendido com o jogo da vida, minhas escolhas tem sim impacto direto no resultado, mas nem sempre o resultado é o melhor ou o esperado, é apenas o resultado que pode acontecer.

E assim em uma próxima jogada ou na próxima vez em que for movimentar minhas peças no tabuleiro da vida, já saberei que existem jogadas que me levam a perder.

Cris Zafred Zanaga

2 comentários: