quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SÓ O TEMPO E COM O TEMPO


Com o tempo... Você aprende que estar com alguém, só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...
Com o tempo... Você se dará conta que casar só porque “está na hora” é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...
Com o tempo... Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...
Com o tempo... Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza uma hora vai desejar não voltar a vê-la..
Com o tempo... Você se dará conta de que ter amigos vale mais do que qualquer montante em dinheiro...
...e entende que os “verdadeiros amigos” se contam nos dedos, e que aquele que não luta para tê-los, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...
Com o tempo... Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva podem continuar a magoar a quem você disse durante toda a vida...
Com o tempo... Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, somente as “almas grandes” conseguem...
Com o tempo... Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...
Com o tempo... Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa é insubstituível e única...
Com o tempo... Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...
Com o tempo... Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno do amanhã é demasiado incerto para fazer planos...
Com o tempo... Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...
Com o tempo... Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...
Com o tempo... Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama ou dizer que sente falta, dizer que precisa ou que quer ser... Junto de um caixão... ... deixa de fazer sentido...
Por isso, recorde sempre estas palavras:
“O HOMEM TORNA-SE VELHO MUITO RÁPIDO E SÁBIO DEMASIADO TARDE”,  Exatamente quando: “JÁ NÃO HÁ TEMPO”

autor: desconhecido

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SOU OBSERVADORA

Se tem algo que me deixa for à do ar é quando estou em algum lugar publico e fico observando o comportamento humano. Se estou sozinha “viajo” nas atitudes que as pessoas têm, nas reações, nos olhares, na maneira como caminham, conversam, etc. Se estou na companhia de outra pessoa me policio, para não deixar o outro sozinho.
Sábado, enquanto caminhava sozinha no Parque do Ibirapuera observava a maneira como as pessoas se comportavam, como corriam, a maneira de caminhar, se estavam sozinhas ou acompanhadas, se ouviam musica, observava as roupas, as faces. Alguns pareciam cansados, outros satisfeitos, outro tanto de gente parecia superar metas, amigas conversavam, namorados se apaixonavam, esportistas mantinham a boa forma, cachorros se cheiravam, enfim um mundo de acontecimentos em um único lugar.
Teve uma cena que ficou marcada na minha mente e que passei pelo menos uma hora pensado. Perto de um carrinho que vendia água de coco e guloseimas, estava uma senhora que aparentava ter uns 80 e tantos anos, sua acompanhante e um pirulito. A senhora estava sob uma cadeira de rodas. E o que me chamou atenção na cena não foi o fato da idade e nem do meio de locomoção que ela usava e sim sua face feliz apreciando um simples doce de criança – um pirulito de cor verde. No rosto ele trazia as marcas da idade, da experiência vivida, as pernas que um dia foi ágil hoje repousam sob a cadeira. Mas algo nela parecia puro e verdadeiro. A maneira como ela “degustava” o doce, parecia uma criança, passava a língua pelo doce e olhava firmemente, as mãos pareciam meladas pelo doce que escorria, uma lambança. A cena era simples e tenho certeza que chamou a atenção de poucos. Mas como sou uma observadora do comportamento humano, fiz várias voltas no parque pensando em quem seria aquela senhora, que história de vida ela trazia o que ou quem trouxe ela até o parque para passear e saborear um simples doce? A resposta é lógico que não tenho. Sou uma observadora e não parei em momento algum para saciar minha sede de respostas, afinal gosto mesmo é de observar.
Mas de tudo o que vi no último sábado, de todos os cheiros que senti, de todas as faces que gravei com certeza a aquela senhora me marcou, deixou em mim a marca de o quanto nossa vida é efêmera e simples ao mesmo tempo.
Por que passamos tanto tempo, por que perdemos grandes oportunidades de ser e fazer feliz para nos preocupar com o que os outros vão pensar e dizer ao nosso respeito.
Mais uma vez abro os braços para a vida, para que somente a paz e o amor estejam presentes e deixo de me preocupar com o que vão dizer ou falar.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BRAÇOS ABERTOS.

Amigos, confesso que os últimos dias não têm sido nada fácil, grandes desafios eu tenho passado. Mas garanto que de cada um tenho amadurecido e adquiro mais experiências. Afinal de tudo na vida se tira um aprendizado, não é mesmo?
Ainda não posso contar aqui os desafios, mas garanto a vocês que estou feliz, buscando me encontrar.
Não sei se já contei...mas há duas semanas eu dei alta “pro” Geraldo, sim alta para o psicanalista. Foi 1 ano de terapia e grandes sessões. Algumas foram doidas, outras divertidas, mas de todas as sessões eu sai maior, mais dona de mim, mais confiante, preparada e o melhor me conhecendo mais, identificando meus sentimentos, meus sentidos, minhas angustias, meus medos. Venci em cada sessão o medo, a dor, o sentimento que pesava, o pensamento que não me deixava ver o quanto sou capaz. Enfim aprendi, amadureci, cresci, ri e chorei. Mas o momento de andar com as minhas pernas chegou, alta do Geraldo. Hoje tenho a consciência de que se um dia precisar volto lá, grito socorro. E digo mais não tenham preconceito, façam terapia, é um bem que só quem faz pode dizer. Hoje digo que foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida por mim.
E agora resolvi que vou repor minha serotonina fazendo exercícios físicos, correndo e andando de bicicleta. o efeito já estou sentindo, humor melhor, mais disposição e vontade de continuar.
Assim é a vida, um dia de cada vez, mas cada dia vivido significa um dia de engrandecimento.
Espero que seus dias sejam sempre assim: engrandecidos, enriquecidos de vida! Braços apertos para a vida, sempre!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

SIMPLES ASSIM

Não espere um sorriso para ser gentil...
Não espere ser amado para amar...
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado...
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida...
Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar...
Não espere a queda para lembrar-se do conselho.
Não espere...
Não espere a enfermidade para perceber o quanto é frágil a vida...
Não espere pessoas perfeitas para então se apaixonar...
Não espere a mágoa para pedir perdão...
Não espere a separação para buscar reconciliação.
Não espere a dor para acreditar em oração...
Não espere elogios para acreditar em si mesmo...

sábado, 16 de outubro de 2010

AVISO - MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Leitores, sei que é chato...mas como tenho um ou uma fã, que adora ler meu blog(e que diz que não) e deixar comentários desagradáveis, resolvi colocar um moderador de comentários, então tudo o que for postado e tiver sido comentado eu verei antes de postar, ok?!
Não se preocupem os bons comentários e aqueles que tem criticas construtivas estarão sempre no ar.
Obrigada e até mais ver!


"Um covarde é incapaz de demonstrar amor; isso é privilégio dos corajosos." (Mahatma Gandhi)

Abraços

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MEU CORPO ATIVO DENOVO

Pronto, decidi durante o feriado que iria voltar a exercitar meu corpo.

Claro que não vou revelar aqui meu peso, mas garanto que meu IMC (índice de massa corpórea) não vem me agradando já há algum tempo.

Busco sempre pela qualidade de vida, as mudanças no corpo são conseqüências, mas é obvio que quero resgatar o corpinho de alguns anos atrás.

Pois bem, ontem foi o primeiro dia, caminhei em um ritmo médio no Parque do Ibirapuera, consegui dar duas voltas, para quem estava retornando depois de vários messes parada já foi uma coisa boa.

Hoje segundo dia de treino uma volta caminhado e a segunda intercalando 1 minuto de corrida com 1 minuto de caminhada. Confesso que não foi fácil, mas não vou desistir. Alias o dia de hoje não foi dos melhores, mas é como eu sempre digo: posso ter tropeçado, estar ferida, mas quando a ferida cicatrizar e os pés estiverem firmes novamente no chão, volto com mais força e a cicatriz será a prova de que vive e aprendi.

Voltando ao assunto principal desse post....amanha talvez irei novamente, mas sábado certeza vou fazer o treino de bicicleta.

Já comecei a maneirar na alimentação e aos poucos vou substituir velhos hábitos por outros mais saudáveis. E no próximo dia 20 irei a um endocrinologista, fazer exames e ter um parâmetro de como esta minha saúde e poder daqui um ou dois meses repetir os exames e verificar o resultado dos treinos.

Então é isso...meu corpo ativo novamente.

Nos vemos!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DA CRIANÇA QUE EXISTE EM VOCÊ.

Hoje é dia das crianças, acredito que a data seja extremamente comercial. Mas quem não para e pensa nesse dia? Quem não relembra coisas da infância? Quem não faz renascer a criança que mora dentro do coração e da alma?
Pois bem, eu sempre digo que nunca gostaria de ter crescido, tenho sim, a tal síndrome de Peter Pan - já até escrevi aqui no blog sobre ela.
Ser criança é sinônimo de tantas coisas boas, é não ter responsabilidades, reuniões, contas a pagar, horário a cumprir. Ser criança significa estudar, brincar, imaginar o futuro e querer crescer, ser gente grande.
E quando nos tornamos "gente grande" o que realmente queremos é voltar aos tempos de infância, aos bancos da escola.
Eu tive a infância que toda criança gostaria de ter, tive todos os brinquedos possíveis e imaginários da minha época, o carinho e atenção de toda a família, sou a mais nova de 4 irmãos e a diferença entre nós é grande. Tive tios e primas que foram como meus pais e irmãs. Tudo era brincadeira e carinho, e hoje confesso acordei nostálgica. Saudades daquele tempo onde minha única obrigação era estudar - assim dizia minha mãe.
Ao longo dos anos trouxe comigo uma coisa que sempre tive quando criança e que de certa forma faz parte da minha família, do mundo onde fui criada - BOM HUMOR. Às vezes essa minha características faz com que as pessoas pensem que sou menos responsável, muito pelo contrário é através do meu humor que consigo levar a vida e transformar problemas em risadas, desafios em conquistas.
Então, o recado hoje é: resgate diariamente a criança que existe em você, leve a vida a sério, mas não como adulto e sim como uma criança, dance, brinque, dê muita risada, renove-se a cada dia na alegria de ser o que sua imaginação permitir.
Feliz dia da criança e do adulto!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ALERTA

O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Atenção!
O plantio é livre, a colheita, obrigatória ...
Preste atenção no que você esta plantando, pois será
a mesma coisa que irá colher!!

Fonte: este alerta esta fixado na porta de um espaço terapeutico.

PARA O BOM ENTENDEDOR....

Há dias que venho falando com pessoas mais próximas sobre meu feeling, sexto sentido, instinto.... sei lá cada um chama como quiser. Mas eu defino como um sentimento ou sensação de certeza que temos na mente e no coração, ou seja, é o alinhamento entre o cognitivo e o comportamento.

Existem pessoas que acreditam, outras apenas escutam, algumas palpitam, há os que digam siga seu instinto, vai lá e faz acontecer.
Pois bem, resolvi que vou tentar, vou deixar que meu feeling, meus instintos me levem. Para tanto vou me despir dos meus pré conceitos, abrir minha mente, pensar fora da caixa, apreciar os bons e pequenos momentos, abrir meu coração e limpar qualquer que seja o sentimento ruim, apagar da memória as cenas de maldade, os comentários maliciosos.
Hoje meus sentimentos mais íntimos me pedem mais uma vez para sair da minha zona de conforto, busque respostas, peça desculpas, me coloque no lugar do outro, esteja esse outro perto ou longe.
Tudo esta parecendo meio filosófico. Mas não é. Eu sempre digo, aqui neste blog existe meus pensamentos e sentimentos traduzidos em palavras.
Por que escrevo este post? Recentemente meu blog foi visitado por um(a) anonimo(a) que não teve a real coragem de identificar e apenas criticar. Quem me conhece sabe, criticas construtivas aceito e geralmente coloco em pratica. Já as destrutivas ou que não agregam eu deleto.
Neste caso até deletei, algumas amigas queridas se colocaram a meu favor e fizeram ótimos comentários de resposta a esse anonimo. Mas sinto que faltava minha resposta, faltava expor minhas ideias.
Em momento algum me senti fragilizada ou tocada, apenas fiquei surpresa em saber que fui um dia capaz de gerar em alguém tamanho rancor, inveja, ódio. Nunca na minha vida tive essa intenção, mas impossível agradar a todos.
No meu caminho já tive pessoas de que não gostei, ou que me fizeram mal, mas meus pais me ensinaram a não dar importância a esses sentimentos, pois caso contrário eu seria a mais prejudicada. E como aprendi: “guardar ressentimento é tomar veneno e esperar que outro morra em seu lugar” WS.
Pois bem, não tenho raiva e nem recinto coisas negativas, mas não admito que alguém invada meu espaço, diga inverdades e saia como nunca tivesse feito nada. Aos covardes nada e aos que tem coragem de mostrar a cara, dizer o que pensa e saber que tudo na vida tem uma reação, toda minha admiração.
Tenho na vida tudo o que preciso para ser feliz, família linda e que me ama e que adotou meu marido como filho, irmão, cunhado, tio, neto....., casamento dos sonhos, marido nota 10000000000, amigos queridos, emprego bom, paz interior e o melhor bom humor. Essas coisas e algumas a mais me fazem esse ser que vos escreve. As vezes impetuosa, as vezes mimada, menina, mulher, amiga, enfermeira. Sou como tudo mundo, tenho grandes defeitos, mas sei que sou capaz de melhorar cada um e torna-los qualidade.
Espero que não existam mais comentários com inverdade aqui ou perjorativos, este blog é isso para todos, mas somente os bons de alma conseguem entender sua essência.
A você anonimo, cuide da alma, limpe o coração, destrua a inveja, ore, eleve seus pensamentos ao criador, se não conseguir, tente ser feliz. E pode me deixar aqui com meu blog e minhas ideias. Com certeza você é alguém que nunca ira fazer falta na minha vida.
A vida nos dá um livro com páginas em branco, o que vai estar escrito nestas páginas só depende de nós.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

INICIATIVA, VOCÊ TEM?


A HORA E A VEZ....
Iniciativa se faz necessária para saber se preparar para o momento certo de abraçar as oportunidades, sem temer o fracasso nem amarelar diante do sucesso e muito menos desistir perante as incertezas.
Todo ser humano investe em uma maneira de atender aos próprios anseios. E o combustível para ir adiante nada mais é do que a iniciativa. Tentar é natural e faz parte do humano, assim como inovar. Animais podem ter o instinto de inovar, mas o que nos diferencia deles é a capacidade que temos em inovar e adaptar e até mesmo de nos adaptar as mudanças, ao novo, as pessoas, aos locais, etc. o que pode coibir a tentativa e por tanto, a iniciativa é o receio.
Clarisse Lispector diz: “é preciso embriagar-se de si mesmo, sem se perder no querer do que já se tem”. Sendo assim tudo o que somos é fruto de uma iniciativa, nem sempre planejada.
A ação e o discurso que adotamos são os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como objetos físicos, mas como pessoas que sentem e pensam. E é essa manifestação que depende da iniciativa. Não seremos só um corpo que precisa de alimento e água, e sim movidos pelo desejo de dar um sentindo a vida, estamos em constante transformação. Não seja cheio de atitude e deixe que a sua vida rode sempre em torno das mesmas coisas. Perceba o que e aonde cada iniciativa sua significa e para que lado te direciona.
Por incrível que possa parecer é na iniciativa que o seu lado introvertido vai pesar mais, afinal para dar um grande e importante passo é sempre necessário um tempo anterior de reflexão e analise da situação em que está e para qual direção quer ir. São experiências vividas ou presenciadas que nos ajudam a definir nossas reações por vezes mais intempestivas, ora mais reflexivas. Só tome cuidade para não refletir ao ponto de refrear seus ímpetos.
O mais importante não é fazer para acertar, mas tentar, ter a iniciativa a tomada de decisão para o famoso primeiro passo e assim continuar a emitir um comportamento em direção a uma ou outra situação. Isso é como uma pedra no sapato, você decide o que fazer com ela e se pensar bem terá a opção de coçar o pé.
A iniciativa é conjunta, e, consequentemente, a construção de nossas vidas acaba sendo uma obra coletiva, sob influencia de todos os lados.
É sempre bom refletirmos profundamente sobre nossos pontos de vista para sabermos se são nossos de fato ou se foram inoculados pelo instrumento de pressão que o meio social exerce. Afinal chegar a um consenso com desejos alheios para dar inicio a uma nova etapa da vida merece tal reflexão e importância.
Já dizia o famoso filosofo grego Aristóteles: “Que todo homem teria uma finalidade. E que essa finalidade estaria no próprio ato de buscá-la.”.
Sem nem perceber usamos ainda nosso “faro”, feeling, sexto sentido para cada novo começo. A partir daí, nada que fizemos pode ser desfeito. A cada ação iniciada uma cadeia de respostas e conseqüências que fogem do nosso controle e tornam seus resultados imprevisíveis. Mas sempre reveladores de nós mesmos.

Fonte:
Revista Vida Simples
Hanna Arendt
Flavio Gikovate

domingo, 3 de outubro de 2010

NHOQ, ELEIÇÃO, FAMÍLIA E AMOR

Se tem uma coisa que me deixa revigorada é ir para a casa da minha mãe. Nossa como amo estar lá, sentir aquele cheirinho da casa dela, lá tudo se torna simples e especial.
Tem o carinho, colo e mimo de todos.
Sábado depois de uma paella na agencia da Denise, Oggi comunicação, fomos para a casa de mami’s.
Bob, como sempre se amoitou no sofá e de lá só saiu para a cama. Eu fiquei no papo com a minha mãe, Luciana, minha avó. Colocamos o papo em dia e enquanto isso um bolo estava no forno e o cheirinho lembrava o da infância.
Assim que o bolo ficou pronto, minha mãe logo me serviu um belo pedaço com manteiga aviação, gente...que delicia!
Para o Bob teve bolo diet que minha mãe fez especialmente.
Após o bolo, chegou Fer, Claudio, Mariana e Ale....rolou a pizza....todos de barriga estufada, amontoados nos sofá, brincadeiras, bate papo...quanto carinho.
Hoje domingão, dia de eleição...Bob pediu e minha mãe atendeu....nhoq...detalhe 10 horas da manha, eu, Ale e Bob, saímos para comprar os ingredientes do almoço.
Voltamos já era mais de meio dia. Para tapear a fome, fiz pastelzinho de queijo.
E hoje pela primeira vez o almoço foi tocado por mim. Isso mesmo, sob o olhar cuidadoso da Fer e da mãe fiz o molho e o nhoq. Confesso que faltou um pouco de sal, mas ficou bom! O único problema é que a cozinha ficou até o teto de batata e farinha de trigo....rsrsrs
Almoço na mesa por volta das 15:00 horas...almoçamos e depois corremos votar.
O almoço, o nhoq, a eleição tudo isso são desculpas para ficarmos perto dessa família tão unida. Somos mesmo a grande família, mas é tudo tão bom.
Sempre que chegamos somos acolhidos da forma mais carinhosa e quando falamos vamos....um silencio se faz e todos dizem...fica mais um pouco, tá cedo, agente fica com saudades de vocês aqui....
Família, eu e Bob amamos vocês e somos gratos por tanto carinho, amor, afeto e atenção. Só quem tem o prazer de estar perto de cada um de vocês sabe o real valor e significado de ter e viver família.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

QUEM É SEU AMANTE?

Muitas pessoas tem um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não tem, e as que tinham e perderam".
Geralmente, são essas últimas que vem ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "Depressão", além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.
Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.
Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas"?!
Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.
Aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte: "AMANTE"  é aquilo que nos "apaixona", é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso "AMANTE "é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta.  É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso "AMANTE" em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto....Enfim, é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando"!..
E o que é "ir levando"?
Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que oespelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva. Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente com "ir levando"; procure um amante, seja também um amante e um protagonista
... DA SUA VIDA!
Acredite: O trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém.
O trágico é desistir de viver... Por isso, e sem mais delongas, procure um amante ...
A psicologia após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:
"PARA ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ,  É PRECISO NAMORAR A VIDA".
Jorge Bucay - Psicólogo