sexta-feira, 27 de abril de 2012

FUGIR E VOLTAR



"Há uma porção de coisas minhas que você não sabe, e que precisaria saber 

para compreender todas as vezes que fugi de você e voltei e tornei a fugir." 

Caio Fernando de Abreu

REZA



"É reza de proteção, Coisa de benzedeira, invejas, raivas, pragas.
Mantenha a distância, por que o santo é forte.
É o universo, agente falando do universo, como se nada fosse ou como se tudo fosse o que é."
Rita Lee

terça-feira, 24 de abril de 2012

AGRADEÇO AO DESTINO


"O destino nada me perguntou em colocar você na minha vida, mas caso você encontre com ele, agradeça-o em meu nome…"

Caio Fernando de Abreu

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ARTE, SOM E POESIA

Sabe aquela música que diz algo mais ou menos assim: eu devia ter amado mais, ter chorado mais, ter feito o que eu queria fazer....


Sei lá não concordo, acredito que tudo acontece quando tem que acontecer e que o universo sopra a nosso favor quando tem que ser, o restante é fruto de nossas escolhas, acertos e erros.

Ando meio cansada de ter que acertar sempre, escolher sempre a melhor opção. To querendo viver outra música que diz assim: Deixa a vida me levar, via leva eu.....

Viver conforme o sopro de vida que nos esta guardado. Por que sinto que quando estamos caindo, a vida tem sem um sopro e nos faz levantar, então, pra que remar tanto contra a maré? Onde eu vou chegar? Em que lugar quero estar de fato?

Lenine em uma de suas músicas diz que quando ele olhar para o lado só quer estar cercado do que lhe interessa. E eu me pergunto: há algum mal nisso? Não quero e não preciso estar perto de quem me faz mal.

Tenho procurado me abster dos problemas alheios, eu escuto, administro em mim e depois passa. Ah, a vida já é tão cheia de altos e baixos, ventanias e mansidão, por que eu preciso do vento dos outros.

A vida pode ser musicada, pode ter o ritmo e o volume que você determinar. Eu faço da minha vida dias de música lenta para dançar de rosto colado em silêncio em outros dias toco um rock pesado, cheio de barulho e que faz minha vida andar, andar para frente, e nos dias normais faço uma melodia simples, calma que tenha a cor e o sabor dos meus sonhos. Sonhos que sonho sozinha, que sonho junto, que conto, que realizo ou que apenas sonho.

Por que como diz o poeta Fernando Pessoa em seu poema intitulado Tabacaria: “para a vida tenha apenas todos os sonhos do mundo.”

É isso, a vida é feita de arte, som e poesia, sonhos, realizações, desejos, fantasias, amor, problemas, risos, choro....a vida é viver conforme o tom e o som que nós e o universo determinamos.
Cris Zafred Zanaga

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SEJA RESPONSÁVEL POR VOCÊ


Procure descobrir o seu caminho na vida.
Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.
Chico Xavier

MINHA CASA, MEU SANTUÁRIO!


Minha casa, meu sonho, meu santuário!
Foram 10 messes longe de casa, foram os 10 messes mais longos e estressantes que já vivi ou melhor vivemos.
Quando resolvemos que nossa casa seria reformada, sabíamos que não seria fácil, só não pensávamos que seria tão difícil.
Desenho de arquiteto e engenheiro só dão certo é no papel, mas, com uma boa dose de paciência e bom humor tudo se ajeita.
Finais de semana dentro de lojas de material de construção, pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, gesseiros,  encanadores, um monte de gente trabalhando e dando trabalho.
Descobrimos que cimento, pedra, areia, canos, tubos, fios, pisos, tintas, pias, chuveiros, louças, metais custam caro, muito caro.
Comecei a ir ao shopping e transformava os preços das vitrines em quantos metros de piso eu poderia comprar com aquele valor. Uma loucura.!
Isso sem contar que no período da reforma estávamos morando na casa da minha sogra, ela foi bacana comigo, me fez sentir em casa...(mas, sogra é sempre sogra)!
Enfim, entre caçambas e entulhos nós sobrevivemos e hoje estamos de volta a nossa casa ou melhor ao nosso santuário.
"Casa da gente" é lugar sagrado e a minha ficou especial. É  aqui que recarrego a energia, que descanso o corpo  e que tenho paz.Tudo como sonhei, cada coisa que hoje tem nesta casa foi comprada com muito esforço e por isso valorizamos. Em cada canto que eu olho, nos vejo e sinto que uma nova fase, um novo futuro começa a ser escrito. E é por isso que respeito a casa das pessoas que visito, pois só colocamos em nossas casa pessoas que gostamos.
Aqui é lugar de amor, de encontro da família e dos amigos. Pretendemos celebrar cada dia, pois acreditamos que cada novo dia já é motivo de celebração.
Nossa cachorrinha tem certeza de que aqui é um parque de diversão, tem lugar de sobra pra ela brincar, correr, se divertir.  Se até ela esta feliz, imaginem nós!?!
Gosto de compartilhar as coisas boas da vida e então compartilho aqui um bom momento, um recomeço, um retorno a casa que esta sendo especial.
Cris Zafred Zanaga